Notícias UNIPAC

Clínica Escola realiza medidas de órteses, próteses e cadeiras especiais de pacientes

O objetivo é oferecer os recursos para pacientes de forma gratuita

 

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, os acadêmicos do curso de Fisioterapia do UNIPAC Barbacena realizaram as medidas de órteses, próteses e cadeiras de rodas especiais de 110 pacientes da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada. A ação com as cadeiras de rodas teve o apoio da empresa Vanzetti, representada por Reinaldo Arcolini, e as órteses tiveram o apoio da empresa Ortotecno, representada por José Carlos do Nascimento.

Trata-se de um projeto de extensão, em parceria firmada pela Clínica Escola Vera Tamm de Andrada, por intermédio de seu coordenador, professor Flávio Maluf Caldas, com as empresas Vanzetti e Ortotécnico, com o apoio do Setor de Prótese e Órtese da Prefeitura Municipal de Barbacena e da Secretaria de Estado da Saúde. O convênio possibilita oferecer à comunidade de Barbacena e região melhor qualidade de vida àqueles que necessitam de cadeiras de rodas, órteses e próteses, gratuitas.

Para os estudantes que participaram, a oportunidade de conhecer, vivenciar e auxiliar diretamente estes processos é um dos momentos valiosos de articulação teórico/prática proporcionados pela Clínica Escola. “Eles têm a oportunidade de se envolverem e poderem aprender as noções básicas para medição e prescrição de cadeiras especiais, próteses e órteses, além de poderem observar a atenção necessária e individualizada a cada paciente”, destacou a professora Patrícia Melo, coordenadora dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia.

Para as alunas Camila Ferreira, Ana Amélia Souza, Juliana Soares e Alessandra Bernini, do 3º período de Fisioterapia, “participar destes momentos significa aprendizado, experiência e oportunidade de ter um dos primeiros contatos com os pacientes, o que, para nós, representa gratificação ao vivenciar a verdadeira essência da Fisioterapia, que, além de reabilitar, devolve às pessoas a vontade de lutar pela independência, e de viver a vida de forma plena”.

As doações de órteses, próteses e cadeiras especiais serão realizadas após a confecção dos instrumentos e haverá um novo momento para entrega individualizada aos pacientes que estiveram na Instituição para a medição.