Notícias UNIPAC

Professora presenteia Biblioteca do UNIPAC com livro de sua coautoria

Nesta quarta-feira (20/06), a Biblioteca do UNIPAC Barbacena recebeu um presente das mãos da professora Marcela Nolasco para integrar seu acervo – o livro Educação e Saúde: Diálogos. Marcela é uma das autoras da obra, além de egressa do UNIPAC, professora do curso de Enfermagem e coordenadora do curso Enfermagem em Urgência e Emergência da pós-graduação do UNIPAC.

O livro foi lançado no dia 16 de junho. O capítulo “Corpo e sexualidade”, de autoria da professora Marcela, trata de aspectos físicos, cognitivos e psicossociais da sexualidade na infância e adolescência. Ao longo dos anos, a sexualidade vem sendo discutida e até os dias atuais é alvo de críticas e diferentes posicionamentos sociais.

“Ainda persistem os problemas relacionados à sexualidade, mesmo após a discussão de várias teorias que abordam o desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito a orientação sexual e gênero. Em relação ao corpo, cada criança cresce de forma singular e saber lidar com as diferenças é fundamental. A velocidade de crescimento, assim como o temperamento de cada indivíduo variam, abrindo espaço para as diferenças individuais”, explica a autora.

O livro aborda os aspectos sociais, culturais e políticos como fatores determinantes na construção da sexualidade. Segundo Marcela, atualmente, para muitas pessoas, principalmente pré-adolescentes e adolescentes, a sexualidade é sinônimo de fazer sexo e a atividade sexual se inicia cada vez mais precocemente, resultando, muitas vezes, em mais parceiros ao longo da vida, mais chances de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. “É importante ressaltar que a educação sexual deve ser abordada pela escola, com o auxílio dos serviços de saúde, sem deixar de lado o papel das famílias, que é essencial na formação do indivíduo”, conclui.