Notícias UNIPAC

Clinica Escola da UNIPAC entrega órteses a 45 pacientes

Fechando o ano, na manhã desta quarta-feira (19/12), foram entregues órteses (meios de auxílio de locomoção para o dia-a-dia) para 45 pacientes da Clínica Escola “Vera Tamm de Andrada” da UNIPAC Barbacena. As órteses foram entregues pelo ortesista/protesista da Ortotecno de Belo Horizonte, José Carlos Neto. As cadeiras foram doadas pelo Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura de Barbacena. A Clínica Escola é a representante legal do Ministério da Saúde para realizar a entrega oficial aos pacientes.

O diretor da Clínica Escola, Flávio Maluf, revelou que o papel social realizado pela Clínica é de extrema importância para os envolvidos. “Finalizamos o ano com mais esta entrega de relevância para os pacientes da Microrregião de Barbacena. Esse é o nosso intuito, de proporcionar às pessoas uma qualidade de vida e que elas possam desfrutá-la da melhor maneira possível”, disse Maluf.

Agradecida pela órtese recebida, Lucimeyre Aparecida da Silva, do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Barbacena, afirma gratidão por todos da Clínica Escola. “Vou abandonar a bengala e vou conseguir andar normalmente. Tem alegria melhor? Queria agradecer a todos pela atenção que sempre tiveram comigo”, contou a paciente.

A Clínica Escola Vera Tamm de Andrada realiza atendimentos em várias especialidades para toda a Microrregião, envolvendo 14 municípios: Barbacena, Antônio Carlos, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santana do Garambéu, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Senhora das Dores e Senhora dos Remédios.

A Clínica Escola

Criada para o desenvolvimento de práticas na assistência primária e secundária com uma equipe multidisciplinar por meio de estágios supervisionados, atividades complementares, aulas práticas e minicursos, a Clínica Escola “Vera Tamm de Andrada” atualmente é também referência no setor de órtese e prótese.

Existe toda uma infraestrutura para realização de atendimentos à população de Barbacena e Região. Tem como finalidade atender pacientes em articulação com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, oferecendo serviços de audiometria e terapia ocupacional.

O diferencial é que a Clínica pode proporcionar aos alunos, que realizam estágios e diversas atividades acadêmicas, a vivência da prática clínica, em um cenário real e concreto, em todas as suas áreas.

A Clínica realiza o trabalho de proteção, prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde física e mental. Ainda, oferece assistência de plantão psicológico e acompanhamento para pacientes, discentes e docentes como: programa de atenção farmacêutica, prescrição, indicação e distribuição gratuita de órteses e próteses, dispositivos de locomoção (cadeiras de rodas simples e motorizadas, cadeiras de banho, andadores e muletas).