Notícias UNIPAC

Cerimônia da Lâmpada da Enfermagem mais uma vez emociona comunidade acadêmica do UNIPAC

O curso de Enfermagem realizou na última quinta- feira (07/11), no Auditório do UNIPAC Barbacena, a 4ª Cerimônia da Lâmpada. O evento é parte do cerimonial de formatura e consiste na passagem da lâmpada acesa para a turma posterior à concluinte, o que simboliza o comprometimento e a dedicação dos futuros enfermeiros com a profissão, mantendo a chama acesa.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Renilza Cabral, “a cerimônia de passagem da lâmpada representa um rito cultural muito importante para a Enfermagem.  Para os concluintes que passam a lâmpada, a cerimônia marca o início da atividade profissional e simboliza o compromisso pela busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar do ser humano. Para os alunos que ficam, a passagem tem como objetivo despertar para a importância do cuidado em Enfermagem, pois, a aluna eleita “Dama da Lâmpada”, que representa a turma, torna-se a nova guardiã da lâmpada até próximo à conclusão do curso”.


A história
A lâmpada tornou-se símbolo da enfermagem na Guerra da Criméia, onde uma oriunda da nobreza inglesa, Florence Nightingale, devido às suas iniciativas e conhecedora dos episódios trágicos que levavam à morte muitos ingleses, “escreveu ao ministro da Guerra, Sidney Herbert, seu amigo pessoal, e ofereceu seus serviços”, o que foi aceito de imediato.
Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos, levando uma lanterna de campanha para iluminar seus passos nos longos corredores e os próprios soldados a quem prestava os cuidados necessários. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.